Quem sou eu

Iniciando uma nova jornada de incremento na atividade profissional na era digital.
Quero fazer esse texto síntese para que você, ao chegar nesse meu blog, saiba um pouco de mim.

Mulher Serena


Vou começar designando-me como uma das milhares de mulheres do universo com a característica multipotencial.  Esse termo mulher multipotencial (MMP) é promovido por Isabele Moreira, uma das minhas mentoras nesse projeto virtual, e eu gostei dele porque me representa como uma dessas mulheres.

A MMP é aquela cheia de muitas habilidades que dão colorido a sua vida pessoal e ao seu trabalho. Para que tudo corra bem, é preciso que a MMP se organize e saiba unir suas habilidades dentro de uma linha mestra. Por vezes, a MPP pode ser confundida com uma mulher que não sabe o que quer, que está perdida etc. Nada disso, essa mulher apenas nasceu com muita potência para servir ao mundo e precisa de espaço para colocar seus projetos de vida em ação, que vão nascendo em cada tempo. Esse é o tipo de mulher que não gasta tempo seguindo por uma estrada que não a levará à liberdade. Prisão de qualquer tipo está fora de cogitação. A MMP é como a mulher selvagem que anda com os lobos.

Beatriz e família

Neste exato momento, estou prestes a completar 56 anos de vida (09/05). Com mais quatro, já serei, no meu país, uma mulher da terceira idade, não é? Mas, na verdade me sinto na flor da idade e do amadurecimento pessoal, cheia de energia e ideias para transformar o mundo em algo muito melhor e, por isso, estou sempre inovando. Nesta fase de minha existência, o que muito me interessa é criar um estilo de vida para a envelhescência. Quero trabalhar por toda a vida, e quando morrer, farta de anos, que seja sentada em minha cadeira de analista lendo um dos meus livros preferidos.

Tenho uma filha de 25 anos, fruto de um casamento com um oriental, por isso meu sobrenome nipônico. Juntos, esse trio  já viveu muitas experiências, especialmente em viajar para conhecer o mundo. Nossos passaportes estão bastante carimbados. Amamos viajar, e a pandemia tem roubado de nós essa alegria. Que tudo logo passe! 

Em casa, temos dois pets, uma gatinha adotada, a Misaki, e um dog feliz, de apenas 10 meses, o Misoshiro. Já entenderam, não é?

Depois da chegada do Miso, a Misa ficou com seu espaço mais restrito e, claro, que ela sente bronca. Miso, o carinhoso, quer brincar, mas Misa não quer saber. O Miso, não entende porquê. Riss.

É fato que os  animais trazem vida para toda casa. Eu gostaria que eles tivessem o mesmo espaço que eu tinha quando criança, para brincarem livremente e se sujarem na terra. Porém, vivo na selva de pedra, Sampa, dentro de um apê. Vamos nos adaptando com o que temos.  

Meu jeito de viver

Meus valores principais são a liberdade e autonomia. A liberdade de uma selvagem, pode ser até uma égua, esse animal me representa.  Sou criacionista, ovolactoveg (amo manga e caqui), amante das artes e da natureza.

Nasci na selva amazônica, literalmente, numa comunidade de famílias, no estado do Pará. Nesse local, eu vivi até meus quase oito anos. Foi uma infância muito feliz em meio a natureza, de onde tudo era tirado para o viver.

Falando em natureza, de onde eram tirados os remédios para curar as doencinhas do dia a dia? Acertou, da mamãe natureza. Copaíba e andiroba são testemunhas. Sim, copaíba é parte de meu kit de cuidado pessoal, incluindo nas formulações dos produtos de minha marca de cosméticos. Felizmente, minha genética e estilo de vida me fizeram uma mulher saudável, sem nenhuma doença. Os resfriados da vida são todos tratados com os remédios da natureza e um laser na veia.

Minha educação

Estudei em escola pública até a sétima série, e depois fui para escola privada. Estudei quatro anos em um internato misto, sendo os anos mais lindos de minha adolescência. As lembranças desse lugar ficaram bem desenhadas em meu coração. Foi um momento de muitos aprendizados para uma menina pobre, onde todas as oportunidades foram bem aproveitadas.  

Em 1985, eu vim para São Paulo para fazer faculdade. Tomei alguma bebida que me deixou por aqui. Amo São Paulo, pois foi aqui que eu pude ter muitas das minhas principais conquistas profissionais e pessoais. Mas, embora ame essa cidade, meu DNA é selva. Um dia quero voltar a ter um estilo de vida num lugar mais sereno e rodeado de água doce e selva.

Fiz graduação em Enfermagem e Psicologia. Na primeira, sou especialista em estomaterapia. Na segunda, em psicanálise winnicottiana, neste momento vivendo a última fase para certificar-me como uma terapeuta winnicottiana, o TCC, aquele conhecido trabalho para conclusão de cursos de pós-graduação.

Sou uma abençoada e das MMP privilegiadas que pôde se desenvolver muito na formação profissional estrito senso na maior universidade pública da América Latina, a  USP (Universidade de São Paulo). Realizei mestrado (2001) e doutorado (2006) em saúde do adulto, na Escola de Enfermagem. Tais formações deram-me conteúdo para ser pesquisadora, atividade que ainda faço ligada a um grupo de pesquisa na mesma escola e com a mesma mentora. Tais habilidades me ajudam muito no meu dia a dia para pesquisar e escrever assuntos necessários para minhas atividades clínicas e como professora.

Como docente, atualmente, estou ligada, como pessoa jurídica, no UNASP – onde fiz minha graduação em enfermagem (1989)- coordenando e dando aulas num curso de pós-graduação para enfermeiros na área de dermatologia.
Fui também docente por curto tempo na Universidade do Estado do Amazonas.

Minha atuação clínica

E como mulher multi, atuo nas duas áreas de minha formação acadêmica, em consultório privado, um para cada profissão. Assim, divido meu tempo entre as duas clínicas que estão em conjuntos separados, um ao lado do outro (8 e 9).

Tenho paixão por cuidado humano, na enfermagem já são quase quatro décadas de atuação direta. Juntando minha formação de enfermagem e de psicologia, me sinto uma super “cuidadora” de pessoas.

Unindo meus saberes de educadora, desde quando me licenciei, já são três décadas dedicados à educação. Outra das minhas grandes paixões: ensinar o que aprendi e o que vivo.

Para finalizar

Sou empresária, dona de marca de cosméticos, escritora e dona de um centro de estudos desde 2000. E é nesta vertente de educação que quero atuar mais de perto no mundo virtual, uma atividade que já venho desenvolvendo, de modo discreto, desde 2017.

O que pretendo no momento?

Usar minha multipotencialidade para criação de infoprodutos que ajudem pessoas a viver melhor.

O meu primeiro projeto digital, MULHER SERENA, será dedicado para mulheres com SINTOMAS DE ANSIEDADE. É uma proposta de autocuidado usando os recursos da natureza e a potência da fisiologia do corpo. E é sobre esse projeto inicial que versará este blog.
Obrigada por ter lido uma síntese de minha história.  Espero muito que meus conteúdos sejam valiosos para você.

Meu abraço, com aroma de lavanda.










Beatriz Farias Alves Yamada – PhD, Ms
Enfermeira – COREN-SP: 49157
Psicóloga – CRP: 06/127735